Um Suco para Tratar Hipertensão Arterial!

Um Suco para Tratar Hipertensão Arterial!

January 18, 2019

A procura por alternativas naturais e simples para tratar a saúde tem sido cada vez maior. Constatamos isso quando acessamos as redes sociais e começam a pipocar receitas por todos os lados.

 

O problema é que na maioria das vezes essas receitas não tem fundamento nenhum. Ou não servem para nada, ou podem piorar a saúde das pessoas.

 

Mesmo no caso daquelas que funcionam, raras são as receitas em que a pessoa tem conhecimento mesmo do porque está recomendando aquelas plantas.

 

Existem grandes possibilidades em receitas simples. Algumas podem funcionar muito bem, de verdade. Problemas como diabetes, hipertensão, colesterol, gastrite e tantos outros podem ser controlados ou resolvidos com um suco!

 

Mas como eu já disse, é preciso saber o porque daquilo que estamos fazendo, e não simplesmente fazer porque alguém disse ou porque alguém ouviu falar que funciona.

 

Quanto mais conhecimento tivermos, mais resultados alcançaremos com total segurança.

 

Para demonstrar o que estou dizendo, vou fazer a sugestão aqui de um suco que pode ser um potente auxiliar no controle da hipertensão arterial.

 

Mas não quero que você simplesmente acredite em mim porque eu estou dizendo que é assim… quero que você entenda cada um dos ingredientes do suco e tenha consciência do que cada um deles pode fazer pela sua saúde.

 

Assim tenho certeza que você estará cada vez mais próximo de se tornar Autor da Sua Própria Saúde!!

 

Então vamos à receita.

 

Para este suco você vai usar Berinjela, Casca de Abacaxi, Couve e limão.

 

Simples, não é??

 

Todos esses ingredientes você encontra em qualquer supermercado ou quitanda. Todo mundo pode fazer.

 

Agora você deve me perguntar: “Mas Daniel, porque você está me indicando essas plantas??”

 

Era exatamente isso que eu queria ouvir. Obrigado por perguntar!

Eu busquei algumas pesquisa científicas que suportassem a minha receita, ou seja, que mostrassem que essas plantas realmente poderiam ter um efeito benéfico para a saúde.

 

Veja o resumo delas logo abaixo e entenda o que Berinjela, abacaxi, couve e limão tem a ver com a sua Pressão Arteria!

 

Berinjela:

 

Num estudo de laboratório realizado em laboratório nos EUA (1), verificou-se que o suco da berinjela crua seja a polpa pu a casca (ou as duas juntas) teve uma expressiva ação inibidora da Enzima Conversora de Angiotensina. Dependendo da espécie de berinjela, a intensidade do efeito pode variar. A espécie branca e rajada apresentaram melhores resultados do que a variedade roxa.

 

Em Hong Kong,(2) um estudo com animais demonstrou que a água do cozimento da berinjela concentrada causou uma redução significativa da pressão arterial e aumentou a diurese. Seu efeito hipotensivo provavelmente aconteceu pela interferência na conversão da Angiotensina.

 

Abacaxi:

 

Uma pesquisa realizada na Indonésia (3) verificou que o abacaxi tem altas concentrações de potássio, principalmente em sua casca (o dobro da polpa do fruto) e que este mineral é essencial no controle da hipertensão arterial. Isso acontece porque ele interfere na bomba de sódio-potássio no nosso organismo, auxiliando na eliminação de sódio e fazendo baixar a pressão arterial.

 

Ainda, uma pesquisa realizada na Coreia (4) demonstrou em laboratório que o suco de abacaxi teve a capacidade de inibir mais de 60% a concentração de Enzima Conversora de Angiotensina em tecido de coração. Isso revela uma excelente possibilidade de ação antihipertensiva da planta.

 

Couve:

 

Para começar é  importante lembrar que a couve é  uma importante fonte de Magnésio e de Potássio. Esses dois elementos têm papel fundamental no controle da pressão arterial. SPo por isso já vale a pena incluir a couve num tratamento para a Hipertensão.

 

Um estudo coreano (5) demonstrou que o suco de couve administrado diariamente por 28 dias a pacientes hipertensos, além de auxiliar significativamente no controle da pressão arterial, ainda controlou os níveis de açúcar e melhorou o perfil de colesterol no organismo.

 

Ou seja, no tratamento da hipertensão, um suco de couve pode valer por 3 medicamentos químicos de uma vez!


Contra problemas cardiovasculares, um estudo realizado na Turquia demonstrou que o suco de couve reduz significativamente a oxidação do colesterol LDL, evitando por exemplo a arteriosclerose.

 

Limão:

 

Uma pesquisa Nigeriana (6), além de demonstrar que o suco de limão tem alto potencial em reduzir as taxas de colesterol, aumentando o HDL (colesterol bom), também verificou que o suco tem significativa ação em inibir a Enzima Conversora de Angiotensina. A médio prazo, o suco de limão pode trazer grandes benefícios ao tratamento da hipertensão.

 

Impressionante, não é??

Isso é conhecimento para que você tenha consciência do que está fazendo.

 

Mas claro que não é por se tratamento de plantas alimentícias que elas não tem contraindicação. Na verdade as contraindicações são muito pequenas, mas é bom observá-las porque podem causar efeitos indesejados na sua saúde!

 

Primeiramente o abacaxi. Ele tem uma alta capacidade antitrombótica e reduz a coagulação sanguínea. Isso é ótimo para  quem quer controlar a hipertensão e também para quem está sofrendo de trombose.

 

Mas para pessoas que estão com dificuldade de coagulação, doenças hemorrágicas, como Dengue, mulheres grávidas ou menstruadas, pessoas no pós-operatório ele deve ser evitado. Pelo menos enquanto estiverem em fases mais críticas.

 

O limão também. Nos casos de doenças hemorrágicas, é importante observar que o ácido ascórbico vai reduzir as plaquetas no sangue e por isso é importante observar que pode-se piorar estados de sangramento.

 

Por fim, a couve. Como ela é rica em Glucosinolatos, ela terá uma atividade competidora com a tireoide em captar iodo. Por este motivo, se a pessoa tem hipotireoidismo deve evitar o consumo da couve, ou poderá ter uma piora na função da tireoide.

 

Se você tiver algum desses problemas, pode retirar algum dos ingrediente da receita.

 

Do mais, está liberado!

 

Agora, como fazer o suco:

 

Você vai precisar de:

  • ½ xícara de berinjela com casca picada.

  • ½ xícara de casca de abacaxi

  • ½ xícara de  couve picada

  • suco de 1 limão

  • 300ml de água.

 

- Bater tudo no liquidificador, coar e tomar 2x ao dia.

 

- Não deixe guardado na geladeira para tomar mais tarde.

 

- Faça e tome imediatamente para evitar a oxidação dos princípios ativos.

 

- O período para se verificar resultados no controle da pressão pode variar de pessoa a pessoa, mas normalmente em 30 dias já temos um melhor controle da hipertensão.

 

Agora você sabe o que fazer, como fazer e porque está fazendo.

 

Talvez isso seja o mais importante!!

 

De qualquer forma, não aceite informações soltas, estranhas, sem fundamento ou criadas pelo achismo dos outros.

 

Aja sempre com total consciência para ter os melhores resultados em sua saúde!

 

Pesquisas científicas usadas neste artigo:

 

1 - https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0960852407005342

2 - https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/ptr.2650050208

3 - https://dspace.uii.ac.id/handle/123456789/12318

4 - https://link.springer.com/article/10.1007/s13596-017-0279-5

5 - https://synapse.koreamed.org/Synapse/Data/PDFData/0161NRP/nrp-9-49.pdf

6 - https://link.springer.com/article/10.1007/s00580-015-2088-x


 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags