Uma primavera cheia de saúde!!
top of page

Uma primavera cheia de saúde!!

Falar de plantas medicinais é falar de um baú cheio de tesouros desconhecidos - ou bem pouco conhecidos.

Eu gosto muito de ver a cara de espanto das pessoas quando eu explico que uma plantinha muito simples tem incríveis propriedades medicinais. E a pessoa me diz: “Séééééeeerio???”


Pois é. E posso garantir que tem muita seriedade no picão-preto, na trançagem, na tiririca, na brilhantina, na quebra-pedra e em muitas outras pequenas espécies que de tão simples e tão comuns, passam despercebidas.


O grande problema é que as pessoas não entendem as plantas desta maneira. A maioria sempre vai dizer: “você é louco de ficar usando mato”, “Não vou tomar chá de mato nem que a vaca tussa!”, Usar esses matos é uma irresponsabilidade”.


Comentários como estes vamos encontrar aos montes!


Isso se deve muito à pressão que o mercado de medicamentos faz sobre as pessoas. Transformam o conhecimento tradicional sobre o uso das plantas em algo folclórico e sem fundamentos. Mas esta não é a realidade.


Primeiro que esse negócio de usar remédio químico só aconteceu faz menos de 100 anos. Nos últimos 10.000 anos, a humanidade se virou muito bem com o conhecimentos que tinha sobre plantas medicinais. E isso ninguém pode negar!


Depois, que se você procurar nos lugares certos vai encontrar toneladas de pesquisas científicas realizadas por Universidades do mundo todo, que provam o que as plantas conseguem e o que não conseguem fazer. Seus efeitos medicinais e seus efeitos tóxicos. O que é verdade e o que é mito.


Mas lembre-se!! Se você souber que a planta que nasce sozinha no seu jardim pode tratar os seus problemas de saúde, você não precisará mais comprar remédios na farmácia e isso representa um grande prejuízo para a Indústria Farmacêutica.


Ou seja, você precisa ter medo de usar plantas, para se tornar um dependente de medicamentos químicos e assim ficar sempre preso a necessidade de voltar na farmácia. E a maioria das pessoas vive assim, escravo deste sistema e nem percebe.


E pensar que temos muitos “matinhos” que tem o mesmo efeito que o Paracetamol, que o Omeprazol, Que a Losartana, que a Hidroclorotiazida, que o Ibuprofeno, a dexametasona, a L-dopa, o Diazepam e assim por diante…


Pois é. Mas esta informação você nunca terá se ficar esperando sentado na sua casa! Precisa buscar as informações que vão te libertar.


Mas nem toda planta medicinal é só um matinho. Algumas são alimentos e podem ser encontradas no supermercado. Outras são lindas plantas ornamentais e por isso podemos encontrá-las em jardins e praças, o que facilita muito o acesso para podermos usá-las em nossos tratamentos.


O exemplo de hoje é uma planta assim… linda e muito especial.


Com certeza você já a encontrou em muitos lugares. Formando lindos arranjos, subindo em muros, nas sacadas, nos alambrados. Vermelha, roxa, pink, violeta, rosa, laranja, branca.


Estamos falando da Primavera!! Seu nome científico é Bougainvillea glabra.


Esta planta tão comum e tão bonita muitas vezes passa despercebida como planta medicinal… mas sim!! Ela tem ótimas propriedades para tratar a saúde.


Quer se surpreender?? Quer se libertar??


Então continue lendo este artigo até o fim!


A primeira coisa é… Primavera é tóxica?? Todo mundo pode tomar??

Bem, um estudo nigeriano demonstrou que as folhas podem reduzir o número de glóbulos vermelhos e brancos no sangue. Desta forma, pessoas que sofrem de qualquer tipo de anemia ou leucopenia (baixa de glóbulos brancos) não devem fazer uso desta planta.


Mas isso não quer dizer que a planta seja perigosa. Se você tem o os glóbulos vermelhos e os glóbulos brancos em níveis normais, você pode usar a planta. Dois estudos indianos demonstraram que o extrato da casca do caule e o extrato da casca da raíz de primavera não apresentaram toxicidade em animais. Agora que você já sabe o que não pode fazer com a planta, vamos falar sobre o que ela pode te ajudar a resolver!


Se você quer uma ajuda para retardar o envelhecimento e evitar todos os problemas que os radicais livres podem causar em seu organismo, saiba que a planta tem excelente atividade antioxidante. Um estudo indiano demonstrou que a casca do caule de primavera teve a capacidade de inibir em mais de 90% a ação de radicais livres, um resultado melhor que muitos antioxidantes convencionais. Agora, se você sofre de diabetes, a primavera também pode ser uma parceira incrível!


Um estudo indiano demonstrou que o chá de suas folhas pelo período de 21 dias foi capaz de reduzir a glicemia, aumentar o armazenamento de glicose no fígado e nos músculos, reduziu em mais de 50% a ação da glucosidase no intestino reduzindo a absorção de açúcar. Além disso, melhorou a disponibilidade de insulina na corrente sanguínea e regenerou as células produtoras de insulina no pâncreas.


Achou bom?? Mas ela não para por aí!!


Noutros dois estudos indianos, verificou-se que o extrato da casca do caule e da casca da raíz tiveram ação igual a da Glibenclamida nas primeiras 6 horas de tratamento e no prazo de 7 dias, seus resultados foram muito melhores em controlar a glicemia.


Isso sim é que é resultado positivo!!


Ainda mais se você ler na bula da Glibenclamida sobre seus efeitos colaterais.


De verdade dá até medo tomar esse medicamento.

Bula da Glibenclamida: https://consultaremedios.com.br/glibenclamida-lafepe/bula

Num estudo Nigeriano, o extrato de primavera reduziu o colesterol total, reduziu os triglicerídeos e o colesterol LDL - que consideramos ruim -, aumentando o índice de HDL - que consideramos bom colesterol.


Só isso já faz da planta um medicamento muito importante para tratar hipertensão, infartos, anginas, arteriosclerose, AVC e tantos outros problemas do sistema cardiovascular.


Mas ainda tem mais!!


Falando ainda sobre o colesterol, um estudo indiano demonstrou que os efeitos dos extratos de primavera sobre animais obesos foram próximos aos resultados da Sinvastatina, um medicamento comercial muito usado para o controle do colesterol.


O mais interessante é que a Sinvastatina traz em sua bula uma série de efeitos colaterais. Alguns deles bastante graves. Já a Primavera, como vimos mais acima, não tem grandes contraindicações. Isso é ganho de qualidade de vida, afinal, não adianta nada resolver um problema e causar mais 3, não é mesmo??

Bula da Sinvastatiba: https://consultaremedios.com.br/sinvastatina-medley/bula


Mas suas vantagens medicinais não param por aí. Você ainda pode ter muito mais no uso da Primavera!!


Como antibiótico, o extrato das flores de primavera foram testados na Índia e se mostraram muito eficientes em inibir o desenvolvimento de diversos tipos de fungos e bactérias. Isso significa que para conjuntivites e outras infecções, o tratamento lavando a área com chás das flores da primavera são fantásticos.


Mas nem todas as cores de flores tem a mesma ação antibiótica.


Um estudo realizado no Paquistão demonstrou que as flores de cor branca e rosa claro eram muito mais ativos do que as flores vermelho e púrpura. Quanto a ação antibiótica das folhas, um segundo estudo indiano demonstrou que em alguns casos a ação da primavera pode ser melhor que alguns antibióticos convencionais. Como anti-inflamatório, a planta também tem ações surpreendentes! Um estudo indiano, demonstrando inibição de mais de 60% em casos inflamatórios. O mesmo resultado que muitos anti-inflamatórios químicos. Ainda protegendo o estômago, um estudo indiano verificou que o extrato das folhas tem excelente ação evitando a formação de úlceras gástricas, com resultado parecido com o do Omeprazol. e mais uma vez temos a vantagem de evitar os efeitos colaterais do medicamento químico.


Bula do Omeprazol: https://consultaremedios.com.br/omeprazol/bula



Agora, pense bem.


Se uma planta que se pode encontrar em tantos lugares nos oferece todas essas propriedades medicinais…


Porque ainda usar os medicamentos químicos??


Por que ainda se sujeitar a todos os efeitos colaterais dos medicamentos químicos??


Bem, eu me faço essa pergunta todos os dias.

E apenas de ainda encontrar algumas pessoas que não querem nem saber sobre as plantas medicinais e suas possibilidades, tenho visto cada vez mais gente se interessando e mudando sua realidade e sua saúde de maneira simples e natural, totalmente segura e com excelentes resultados!!


E você??


Qual vai ser a sua escolha??


Tenho certeza que a saúde que você procura também está nas plantas.

Basta que você queira. Basta que você deixe as plantas medicinais trabalharem a seu favor.


Um Grande Abraço!



Links para os artigos científicos usados nesta matéria:

https://bit.ly/2sqPRRt

https://bit.ly/2FqO5Zf

https://bit.ly/2st2mfo

https://bit.ly/2QMJqSP

https://bit.ly/2TSFmCr

https://bit.ly/2AVEN3N

https://bit.ly/2D9saDv

https://bit.ly/2spqJuD

https://bit.ly/2Fq2vsF

https://bit.ly/2CjuFlc

https://bit.ly/2RupLfA


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Logo APS horizontal.png
  • Facebook ícone social
  • Google+ ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social
bottom of page