Conheça os 5 temperos que tem efeitos medicinais que você não sabia
top of page

Conheça os 5 temperos que tem efeitos medicinais que você não sabia

Muito antes de serem usados para dar sabor aos alimentos, os temperos que temos nas nossas cozinhas foram largamente utilizados por seus benefícios à saúde, compondo medicamentos e terapias ou sendo eles mesmos indicados para o tratamento de diversas doenças.

Ainda hoje, existe uma enorme variedade de especiarias, ervas e temperos que é largamente utilizada por suas propriedades medicinais, especialmente na medicina asiática. No ocidente, diversas pesquisas no campo da nutrição já demonstraram os excelentes benefícios para a saúde que simples temperos podem proporcionar.

Por isso, separamos para você 5 temperos com incríveis efeitos medicinais que talvez você não sabia, mas que podem prevenir doenças e melhorar o funcionamento do corpo de forma significativa. Confira!

1 – Alho (Allium sativum)

O alho é um dos temperos mais onipresentes nas cozinhas dos brasileiros, e faz parte de uma grande variedade de receitas.

Pode ser encontrado in natura, em pasta, em pó, granulado, entre outros formatos, e tem sido usado como tempero desde 2000 a.C., no Egito Antigo.

Suas propriedades medicinais são amplas, e se devem primariamente a um composto chamado alicina, que confere uma série de benefícios para a saúde amplamente estudados e comprovados cientificamente.

Um efeito medicinal do alho bastante ignorado atualmente, mas que já foi muito usado no passado, é no combate e prevenção dos resfriados. Se você costuma ter resfriados constantemente, adicionar alho na sua dieta pode ser muito útil.

2 – Manjericão (Ocimum basilicum)

O manjericão é uma planta maravilhosa. Se não bastasse o aroma deliciosamente inconfundível e de ser um vegetal com muito a oferecer para a estética dos pratos, o manjericão ainda faz muito bem para a saúde.

Muito utilizado na culinária italiana, o manjericão tem propriedades anti-inflamatórias e antivirais, e que podem ajudar a prevenir a osteoartrite.

3 – Açafrão (Curcuma longa)

Tempero tradicional da culinária indiana, o açafrão é muito eficaz na prevenção de inflamações e no tratamento de problemas nas articulações.

A curcumina, principal componente do açafrão, está sendo alvo de vários estudos que comprovam o seu poder anticancerígeno.

4 – Orégano (Origanum vulgare)

O orégano chegou ao Brasil através das cozinhas grega e italiana, e hoje já faz parte da cultura nacional.

Muito comum em pizzas e saladas, e tem excelentes propriedades antibióticas e antivirais.

Uma propriedade pouco conhecida do orégano é ser rico em antioxidantes, substâncias capazes de proteger as células contra radicais livres, especialmente se estiver fresco.

5 – Cominho (Cuminum cyminum)

O cominho é o segundo tempero mais utilizado no mundo, perdendo apenas para a pimenta-do-reino, e é um componente importante em uma grande variedade de temperos compostos, como dry rubs. Além disso, é muito utilizado nas culinárias espanhola e mexicana na composição de chillis e tacos.


Uma característica pouco conhecida do cominho é a sua ação antimicrobiana, que atua na prevenção da flatulência e melhora a saúde bucal. Além disso, o cominho também apresenta propriedades antioxidantes e ação antibiótica.

E aí, gostou de saber mais sobre as propriedades medicinais dos temperos que você tem em casa? Então descubra 4 plantas que combatem a enxaqueca através do link abaixo:

https://www.autordapropriasaude.com/single-post/2018/07/23/Dor-de-cabe%C3%A7a-Conhe%C3%A7a-4-plantas-que-combatem-a-enxaqueca

REFERÊNCIAS:

(1) Health-promoting properties of common herbs: https://academic.oup.com/ajcn/article/70/3/491s/4714940 The Antioxidant Properties of Garlic Compounds: Allyl Cysteine, Alliin, Allicin, and Allyl Disulfide: https://www.liebertpub.com/doi/abs/10.1089/jmf.2006.9.205

(2) 11 Proven Health Benefits of Garlic https://www.healthline.com/nutrition/11-proven-health-benefits-of-garlic

(3) Chemical Characterization of Basil (Ocimum basilicum L.) https://pubs.acs.org/doi/abs/10.1021/jf020487q

(4) Biological Activities of Curcuma longa L. http://www.scielo.br/pdf/mioc/v96n5/v96n5a26.pdf

(5) Phenolic antioxidants from clonal oregano (Origanum vulgare) with antimicrobial activity against Helicobacter pylori https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0032959204001189

(6) A Comparative Study on Chemical Composition and Antioxidant Activity of Ginger (Zingiber officinale) and Cumin (Cuminum cyminum) https://pubs.acs.org/doi/abs/10.1021/jf101202x

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Logo APS horizontal.png
  • Facebook ícone social
  • Google+ ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social
bottom of page