Conheça as melhores plantas medicinais para tratar diabetes
top of page

Conheça as melhores plantas medicinais para tratar diabetes


O uso das plantas para tratamentos medicinais faz parte da nossa realidade há milhares de anos. Desde que aprendemos a utilizar as ervas para a cura de doenças, acumulamos conhecimentos que se tornaram extremamente úteis para toda a população.


Em meio a tantas informações, porém, é difícil saber qual delas é verdadeira. Muitas pessoas, inclusive, chegam a utilizar plantas medicinais no tratamento de doenças sem saber que elas podem estar afetando ainda mais a sua saúde.


Por isso, vamos falar sobre alguns tratamentos alternativos para uma doença que atinge cerca de 8% da população brasileira: a diabetes. Conheça as melhores plantas medicinais para tratar diabetes e tire todas as suas dúvidas!

O Melão de São Caetano é uma das plantas indicadas para o tratamento da diabetes. Isso porque ela possui ação hipoglicemiante nos frutos maduros e substâncias similares à insulina. Assim, é capaz de reduzir a glicemia em até 48% de uma pessoa em jejum.


Além disso, a planta aumenta a produção de glicogênio pelo fígado, acelera a oxidação da glicose e estimula o pâncreas. Em algumas cobaias diabéticas, notou-se a redução da hiperglicemia com os polissacarídeos de seus frutos.



O jambolão é uma árvore cujos frutos são muito apreciados. Mas é na semente da árvore que está o segredo para o tratamento da diabetes. Antes de a insulina ser sintetizada como medicamento, o extrato da semente de jambolão era muito utilizado em toda a Europa como um poderoso e eficiente remédio para o controle da diabetes.


Mesmo após a popularização da insulina, a semente de jambolão ainda tem seu espaço e é popularmente utilizada no Brasil para esse fim. A semente estimula as células pancreáticas secretoras de insulina, o que pode aumentar em até 16% a sua produção.



Outra excelente opção para tratar a diabetes é a pata de vaca, muito popular em todo o Brasil e com algumas espécies nativas. A planta é utilizada na medicina brasileira como controladora da doença, já que possui substâncias capazes de se comportar como a insulina, facilitando a entrada do açúcar nas células e evitando a hiperglicemia.


Diversos estudos brasileiros realizados com animais diabéticos comprovam que a pata de vaca reduz os níveis de glicose.



Pau ferro é uma árvore que, além de bonita, pode ajudar pacientes que sofrem de diabetes. A farinha das sementes tem a capacidade de controlar o índice glicêmico e melhorar a ação da insulina no tecido adiposo. Além disso, as folhas da árvore possuem ação hipoglicemiantes e o extrato da casca do tronco é capaz de reduzir os níveis de açúcar no sangue e aumentar a concentração de glicose no fígado e nos músculos.


Por último, vamos falar sobre os benefícios da casca de laranja para quem sofre de diabetes. Segundo estudos realizados ao redor do mundo, a casca de laranja é capaz de regular todos os fatores ligados à disfunção glicêmica. Além disso, o extrato das cascas é capaz de inibir a ação de enzimas e evitar a absorção de açúcares no processo de digestão.


Se você gostou deste artigo, que tal acessar nosso site ou nosso canal no YouTube e conferir outros conteúdos interessantes sobre tratamentos com plantas medicinais? Estamos esperando por você!


Clique aqui e saiba mais: https://www.youtube.com/channel/UC2N2qKL2TApqR-eqlU1AECQ

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Logo APS horizontal.png
  • Facebook ícone social
  • Google+ ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social
bottom of page