Doenças Respiratórias: Conheça as plantas medicinais que podem ajudar no tratamento
top of page

Doenças Respiratórias: Conheça as plantas medicinais que podem ajudar no tratamento

De acordo com um estudo publicado pelo Fórum Internacional de Sociedades Respiratórias, ligado à Organização Mundial da Saúde, das 30 causas mais comuns de morte no mundo, 5 estão associadas a problemas do sistema respiratório, normalmente causadas pelo fumo (tanto ativo quanto passivo) e a exposição ao ar poluído das grandes cidades, além de fatores genéticos e relacionados aos hábitos da mãe durante a gravidez.


Anualmente diversas técnicas e medicamentos são testados para combater os efeitos nocivos de doenças respiratórias e até mesmo preveni-las, algumas plantas podem ser aliadas no tratamento e oferecem ótimos resultados na qualidade de vida do indivíduo. Conheça um pouco mais sobre algumas delas.



Plantas e problemas do sistema respiratório

Estima-se que mais de 300 milhões de pessoas no mundo possuem asma, sendo essa uma das doenças mais conhecidas pela população em geral. Há inúmeros fármacos sendo utilizados para combatê-la, mas uma planta comum nos lares brasileiros que pode ser uma arma poderosa: o gengibre (clique no link ao lado para acessar o vídeo completo do gengibre no nosso canal!!)


Segundo uma pesquisa realizada pela American Thoracic Society, o gengibre é capaz de relaxar os músculos do sistema respiratório, reduzir a inflamação e dilatar os brônquios, de maneira que a respiração como um todo apresenta uma melhora significativa.

Outra planta muito estudada para auxiliar na asma, mas que também se mostra promissora no combate à bronquite e tosse, é o guaco. (clique no link ao lado para acessar o vídeo completo do guaco no nosso canal!!)


Ele possui duas propriedades importantes: é um expectorante, que estimula a secreção de muco, combatendo o acúmulo de microrganismos nocivos no sistema respiratório, além de ser um grande agente anti-inflamatório.


Muitas dos problemas do sistema respiratório são causados pela exposição ao cigarro e outros agentes nocivos que se acumulam no organismo. O alfavacão apresenta propriedades antissépticas, ele limpa os pulmões e auxilia a desobstruir as vias aéreas.

Como consumir as plantas

Primeiro, entenda que mesmo sendo uma alternativa natural, continua sendo uma medicação que irá tentar ajudar no combate a um problema de saúde, então é necessário consultar um médico antes de fazer o uso.


As formas de consumo são diversas, e você deve encontrar aquela que seja mais prática para o seu dia a dia e que melhor se adapte à sua rotina.


O gengibre e a hortelã, que também apresenta inúmeros benefícios ao trato respiratório, podem ser consumidos na forma de chás ou até mesmo serem utilizados para temperar a comida. Como o primeiro possui um sabor muito acentuado e que pode agredir o paladar, pode-se adoçar o chá com mel ou consumi-lo com um alimento que possua um sabor mais marcante.


O chá de alfavacão pode ser feito acrescentando uma colher de sopa de folhas secas a uma xícara de água fervente, deixando em infusão por alguns minutos e ingerindo ao longo do dia. Não é apenas a respiração que será beneficiada. Ao fazer gargarejos pode-se melhorar dores de garganta. Ao banhar-se com a planta, a musculatura é relaxada.


Em uma conversa rápida é difícil citar todas as plantas que fazem bem ao organismo e podem ajudar no combate a problemas do sistema respiratório.


Acesse o nosso canal no YouTube e confira um vídeo completo sobre doenças respiratórias e como tratá-las, além de encontrar playlists com várias dicas para cuidar da própria saúde de maneira natural. Clique AQUI para saber mais.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Logo APS horizontal.png
  • Facebook ícone social
  • Google+ ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social
bottom of page