Água de coco no tratamento da Hipertensão?
top of page

Água de coco no tratamento da Hipertensão?

A busca por tratamentos naturais é muito grande e cada vez maior. Isso por um lado é muito bom, demonstra que as pessoas estão mudando sua consciência sobre a forma como tratar a saúde.


O problema é a criação de mitos que tem apelo mercadológico. Cada vez mais vemos surgir no mercado produtos naturais preparados com as mais diversas plantas e suplementos de origem animal. E a propaganda é tão incrivelmente maravilhosa, que consumir aquilo se torna uma febre.


Mas nem sempre esses produtos representam uma solução. Primeiro porque podem estar causando um problema ecológico sem precedentes, como é o caso da cartilagem de tubarão. Milhões de tubarões são mortos anualmente simplesmente para que suas barbatanas sejam arrancadas para atender ao mercado. Os pobres animais que restam ainda são devolvidos vivos e agonizantes para o mar.


Uma boa parte deste “produto natural” vai para a indústria alimentícia em países como o Japão, onde a sopa de barbatana de tubarão é prato comum. Mas a grande maioria desta barbatana de tubarão vai para a produção de “Shark Cartilagem”, com a promessa absurda de resolver problemas como osteoporose, artrite, artrose e outros problemas de saúde ligados aos ossos e articulações.


Este é um exemplo. Poderia citar muitos outros.


No caso das plantas, parece que as pessoas se afundam nas florestas e nos desertos para procurar a plantinha mágica que vai resolver definitivamente - e muitas vezes magicamente - algum problema que está na moda.


Algas, frutas exóticas, árvores raras, raízes misteriosas vindas do Himalaia, dos desertos do Afeganistão, dos Alpes europeus, das florestas da Birmânia.


O problema disso é que tudo o que está na moda é muito mais caro e pode levar uma pessoa comum a desistir de realizar seu tratamento, já adquirir esse tipo de produto se torna inviável.


Ainda, temos o complicante de que na maioria das vezes essas novidades ainda não tem pesquisa suficientes que garantam sua eficiência e segurança. O que geralmente acontece é que aparece uma pessoa de imagem muito “confiável”, dizendo que pesquisas mostraram algum resultado… Mas ele nunca disponibiliza a pesquisa.


No final, o que eu posso dizer é que se é muito difícil, muito caro, muito raro…. Não é a melhor opção. Digo isso porque na esmagadora maioria dos casos, os tratamentos poderiam ser realizados com plantas fácil de serem encontradas e sem custo para as pessoas. MAs divulgar este tipo de alternativa não gera lucro para o mercado…


Dizer que o alho controla o colesterol, que o pepino controla diabetes, que a batata doce trata gastrites e que aqueles matinhos do seu jardim e da sua horta - como a quebra-pedra, o mentrasto, o picão-preto, a erva-botão e tantas outras - são os medicamentos que de verdade vão fazer a diferença na sua saúde é o nosso trabalho aqui no Autor da Própria Saúde.


E se você se aprofundar nesse conhecimento, vai escapar tanto da cilada dos medicamentos químicos, quanto das promessas milagrosas de produtos naturais que não funcionam.


Por este motivo, hoje vou te ensinar uma forma surpreendente de cuidar da sua Hipertensão Arterial!! Isso mesmo, uma forma tão simples, mas tão simples, que talvez você nem acredite, mas é real! E vamos provar isso para você apresentando pesquisas científicas realizadas em vários lugares do mundo que comprovam a eficiência deste tratamento.


Quero mostrar como Controlar sua Pressão Arterial usando água de coco!


A primeira vantagem é a disponibilidade. Você pode encontrar água de coco em qualquer lugar. Pode ser que na sua cidade seja mais difícil… eu entendo. Mas para a maioria das pessoas desse Brasil terá acesso fácil a este produto.


E agora você vai me perguntar… E água de coco de caixinha, serve também??


Vou te dizer que nada é melhor do que abrir um coco geladinho e tomar a água fresquinha. Para mim tratamento bom é esse!


Mas se você realmente não tem acesso ao coco fresco, então vamos atacar de água de coco pasteurizada em embalagem longa vida. Dos males o menor…


A água de coco industrializada passou por um processo de pasteurização, como o leite. Depois disso você terá versões mais naturais, onde o fabricante usa apenas e somente água de coco, vai encontrar marcas em que se adiciona apenas um acidulante, como Vitamina C, e marcas em que a água de coco parece uma receita de bolo… tem água de coco em pó reconstituída, água de coco concentrada, ácido ascórbico (vitamina C), metabissulfito, etc.


Aí vai da sua preferência em usar um produto mais ou menos natural. Mas o efeito esperado é o mesmo.


Outra pergunta que você pode estar querendo fazer neste momento é: coco seco é a mesmo coisa que coco verde??


E a resposta é, sim!! Mas para seu tratamento da hipertensão eu sugiro dar preferência para o coco verde. A água do coco seco é a mesma água do coco verde. Ela é um endocarpo (parte interna do fruto) líquido. E este endocarpo líquido vai ficando sólido com o passar do amadurecimento do coco, por isso um coco verde tem pouquinha polpa branca dentro e o coco seco tem muito mais polpa.


A diferença entre os dois está na quantidade que você vai encontrar dentro do coco, que no verde será bem maior. E na concentração de água (não a água de coco, mas a água mesmo), já que a água do coco seco é mais concentrada. Do mais, dá para usar da mesma forma.


Mas e aí?? Quais as vantagens do coco no tratamento da Hipertensão??


Bom, a água de coco é rica em minerais como potássio e magnésio, que são bons parceiros no controle da pressão arterial. E junto com ele temos sódio, cálcio, fósforo, etc. Além disso ele auxilia no controle do colesterol, reduzindo LDL (colesterol ruim) e aumentando o HDL (colesterol bom).


A água de coco é hidratante, o que é ótimo para quem tem hipertensão arterial.


Além disso tudo, ainda é um alimento de baixas calorias. Cada copo de água de coco tem apenas 44 calorias.


Mas será que água de coco realmente funciona para o controle da Hipertensão??


Eu selecionei algumas pesquisas científicas que vão mostrar para você a incrível eficiência da água de coco no controle da hipertensão arterial:


Água de coco reduz a pressão arterial em indivíduos hipertensos:

Vinte e oito indivíduos hipertensos foram divididos em grupos iguais e suas pressões arteriais foram registradas por duas semanas antes do tratamento e depois por mais duas semanas enquanto recebiam água de coco. Um grupo (o controle) recebeu água potável engarrafada, o outro grupo recebeu água de coco. Reduções significativas na pressão arterial sistólica média chegaram a 71% no grupo que recebeu água de coco. Na pressão diastólica média a redução foi de 29%.


Fonte: https://bit.ly/2H83KOO



Água de coco controla a pressão arterial em mulheres pré-hipertensas:

32 mulheres na Indonésia com quadro de pré-hipertensão participaram do estudo. 16 elas receberam 300ml de água de coco 2 vezes ao dia, o restante recebeu água pelo período de 14 dias. Ao final, a quantidade de potássio no sangue era muito maior nas mulheres que receberam a água de coco. Ao mesmo tempo, a pressão a rterial sofreu significativa redução no grupo tratado com água de coco.


Fonte: https://bit.ly/2TE5l07



Água de coco reduz a pressão arterial em mulheres hipertensas:

Na Índia, mulheres hipertensas foram tratadas com água de coco fresca pelo período de 5 semanas consecutivas. Os resultados mostraram que além de uma redução significativa no colesterol, a Pressão arterial média baixou de 148/96 para 124/81. Este resultado mostra a eficiência da água de coco como anti-hipertensiva.


Fonte: https://bit.ly/2SStbWd



Água de coco protege o coração contra infartos:

Um estudo indiano verificou que animais saudáveis que consumiam água de coco e que tiveram um infarto induzido quimicamente, apresentaram melhores resultados nos índices de colesterol e menores danos no tecido cardíaco, o que demonstra que a água de coco tem um potencial cardio-protetor.


Fonte: https://bit.ly/2RhAolC



Água de coco controle colesterol e melhora a resistência à insulina:

Pesquisa indiana avaliou o efeito da água de coco sobre a resistência à insulina. Animais que receberam uma alimentação rica em frutose para que desenvolvessem hipertensão e colesterol alto, assim como resistência a insulina, foram tratados com água de coco pelo período de 3 semanas. Os resultados mostraram uma significativa redução na Hipertensão arterial, controle do colesterol e redução significativa da resistência a insulina em comparação com animais que não receberam água de coco.


Fonte: https://bit.ly/2AGUCLh



A água de coco tem um efeito redutor do colesterol semelhante ao da droga Lovastatina:

Num estudo indiano, animais foram tratados por 45 com uma dieta rica em colesterol. Ao mesmo tempo, um grupo foi tratados com água de coco e outro com Lovastatina (medicamento padrão da classe das estatinas). O resultado final foi que a água de coco conseguiu controlar os níveis de colesterol com a mesma eficiência que a Lovastatina, evitando todos os seus efeitos colaterais.


Fonte: https://bit.ly/2TEyx7i


Baseado nestas informações, podemos confirmar que tratamentos simples realizados com plantas de fácil acesso podem ter efeitos impressionantes em nossa saúde.


No controle da hipertensão arterial, a água de coco pode ser uma grande aliada, evitando inclusive o uso de medicamentos anti-hipertensivos. Basta começar a tomar 1 ou 2 copos ao dia, mantendo a frequência e a constância e os resultados poderão ser vistos em pouco tempo.


O importante é termos a informação e o conhecimentos seguro acerca das plantas que nos cercam para podermos realizar grandes tratamentos e alcançarmos definitivamente a saúde que tanto almejamos.

Um Grande Abraço!!

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Logo APS horizontal.png
  • Facebook ícone social
  • Google+ ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social
bottom of page