Picos de Pressão... CUIDADO!!
top of page

Picos de Pressão... CUIDADO!!

Não sei se você já passou por isso, mas se você é hipertenso provavelmente passou.


Se não foi com você, com certeza já passou pela situação de alguém ao seu lado ter um Pico de Pressão! Esse fenômeno acontece quando sua pressão tem uma rápida elevação que pode ser persistente e difícil de baixar.


Evidentemente num caso como estes é muito importante procurar atendimento médico, porque este pico de pressão pode trazer consigo um AVC ou infarto.


Por isso, muita atenção!


O grande problema é que esta é uma condição silenciosa. Muitas vezes só percebemos que a pressão subiu demais quando já estamos passando mal. Por isso é muito importante saber quais são os gatilhos que podem nos levar a este estado e quais os seus sintomas.


Primeiramente, o que desencadeia o pico de pressão pode ser um fator interno, do seu próprio organismo, ou externo, algo que você fez ou situação pela qual você passou que elevam a pressão arterial. Daquilo que podemos controlar, temos situações de alto estresse e ansiedade, que elevam a produção de cortisol e adrenalina; obesidade que pode elevar a frequência dos picos de pressão; o uso de cigarro, que paulatinamente vai causando piora cardiovascular, levando aos picos de pressão e alto consumo de sódio na alimentação.


De todos esses fatores, a maioria dá para controlar, concorda??


Para saber se você está tendo ou não um pico de pressão, existem alguns sintomas que podem te avisar deste perigo!


- Dor de cabeça aguda;


- Dor no peito;


- Dificuldade para respirar;


- Tontura e vertigem;


- Enjôo;


- Olhos vermelhos;


- Visão turva ou borrada;


Se você somar 2 ou 3 desses sintomas ao mesmo tempo, provavelmente estará num pico de pressão e é recomendado procurar assistência médica.


Mas e as plantas??


As nossas amigas podem nos ajudar nestes casos também. Algumas plantas são consideradas realmente um tratamento de emergência para a picos de pressão, baixando com eficiência e em pouco tempo a pressão arterial.


Vou apresentar aqui 3 opções de fácil acesso. Duas delas de facílimo acesso porque são plantas alimentícias.


- Beterraba (Beta vulgaris) - A beterraba é potente controladora da pressão arterial. Um copo de suco concentrado de beterraba pode normalizar um pico de pressão no prazo de 1 hora, o que pode ser a diferença entre a vida e a morte em muitos casos em que o atendimento médico de emergência esteja muito distante.



- Pepino (Cucumis sativus) - Altamente diurético e anti-hipertensivo, o pepino e outra planta capaz de baixar em pouco tempo um pico de pressão. Também pode ser consumido na forma de suco concentrado. Qualquer tipo de pepino serve para o preparo do suco, mas a variedade comum de pepino, aquela com a casca mais verde escura é a mais indicada.



- Erva-de-touro (Tridax procumbens) - Esta é uma plantinha comum que nascem em beiradas de calçada e de rodovias. Invade gramados e jardins e é considerada planta daninha. Algumas vezes é confundida com Picão-preto (Bidens alba), mas é outra espécie. Sua ação é muito eficiente na redução da pressão, podendo levar a um estado de hipotensão se for usada em excesso. Um chá forte de erva-de-touro pode resolver o pico de pressão em pouco tempo. Agora, é importante estar ciente de que mesmo usando qualquer uma dessas possibilidades, é importante mesmo assim procurar atendimento médico. Tome o suco ou o chá, mas vá ao pronto atendimento para saber se realmente está tudo bem. Os picos de pressão podem deixar sequelas e isso precisa ser avaliado por um especialista.


Do mais, se você é hipertenso, tenha sempre à mão beterraba, pepino ou uma mudinha de erva-de-touro. Afinal, você nunca sabe quando vai precisar usar ou quando vai precisar ajudar uma outra pessoa que sofra de hipertensão.


Um Grande Abraço!

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Logo APS horizontal.png
  • Facebook ícone social
  • Google+ ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social
bottom of page