Hipotensão Arterial, conhece?

December 26, 2018

Muito se fala sobre a hipertensão arterial, mas pouco se fala da Hipotensão, ou seja da pressão baixa.

 

Provavelmente isso aconteça pelo fato de que existe um número expressivamente maior de hipertensos do que hipotensos. É muito comum que as pessoas me procuram para perguntar o que fazer para subir um pouco a pressão, já que convivem com esta condição que causa vários desconfortos.

 

Mas antes de falar sobre as plantas que elevam a pressão arterial, é importante entender que algumas pessoas têm naturalmente a pressão mais baixa. Se o padrão convencionado como normal para a pressão é o famoso 12/8, existirão pessoas que apesar de estarem bem e saudáveis, não conseguem manter este padrão.

 

Alguns chegarão a 14/9, e tudo bem! Outro chegarão a 10/6, e tudo bem também.

 

 

Quando eu devo me preocupar??

 

Quando este padrão não é o normal. Isso significa que se você vem medindo sua pressão nos últimos meses e ela tem se mantido em 12/8 e de repente ela chegou a 13/8, 14/9 ou ainda mais, aí temos um problema que precisa de atenção e tratamento. Da mesma forma, se você tem feito a medição da sua pressão e ela está sempre a 12/8 e de repente ela chega a 10/6, aí também temos um problema que pode ser perigoso.

 

É fácil saber se as coisas não estão indo bem. Apesar de que algumas pessoas têm alteração da pressão arterial e nem percebem (o que é mais perigoso ainda), a maioria vai sentir vários sintomas.

 

No caso da Hipotensão, é comum que se sinta, fraqueza, falta de força

 

muscular, tonturas, vertigens, lábios brancos, ponta dos dedos gelados, calafrios, suores frios, desmaios, hiperventilação (respiração excessiva), entre outros. Neste caso, é bom procurar auxílio médico.

 

Esta queda brusca de pressão pode estar ligada ao uso de medicamentos anti-hipertensivos, problemas urinários e renais com a perda excessiva de sais, problemas cardíacos, etc. Mas como dissemos, existem pessoas que nascem e vivem muito bem com uma pressão arterial um pouco mais baixa.

 

Isso não significa que a pessoa esteja doente ou tenha algum problema. Nestes casos, se tentarmos subir a pressão para 12/8, que é o valor convencionado como normal, a pessoa vai passar mal! Por isso é tão importante você conhecer sua pressão e saber se ela se mantém nos 12/8 ou se ela é naturalmente um pouco mais baixa ou um pouco mais alta.

 

Do contrário, você pode passar mal por outro motivo e ao chegar no atendimento médico, a pessoa que te atender pode considerar que você esteja tendo um pico de pressão ou um queda e tentar te medicar, quando isso não seria necessário.

 

Conhecer seu corpo é sempre algo muito importante!! E agora você vai me dizer… Ok, Daniel, eu já entendi e agora quero conhecer as plantas que podem me ajudar a elevar a pressão caso ela caia demais.

 

Então, vamos lá!

 

Quero te mostrar um conjunto de plantas que podem causar elevação da pressão. Neste caso é até importante que elas sejam evitadas por quem tem hipertensão arterial e por isso é bom ter essa informação sempre à mão para não prejudicar a própria pressão ou para poder orientar os hipertensos à nossa volta!

 

 

PLANTAS PARA CONTROLAR A PRESSÃO BAIXA:

 

 

- Guaraná (Paullinia cupana) - Pela presença de cafeína, o guaraná tem uma função estimulante que leva à contração dos vasos sanguíneos, causando elevação da pressão arterial.

 

 

 

 

 

 

 

 

- Sene (Senna sp.) - Planta normalmente utilizada como estimulante intestinal, para casos de constipação e prisão de ventre. Outro efeito da planta é aumentar a Aldosterona, um hormônio ligado com o aumento do sódio no sangue e da recaptação de água nos rins. Com mais Aldosterona, os rins reduzem a filtragem e a eliminação do sódio. Com mais sódio na corrente sanguínea e mais água, a pressão naturalmente sobe. Seria uma função oposta à dos diuréticos.

 

 

 

- Pimenta de macaco (Piper aduncum) - Planta muito usada como cicatrizante e anti-hemorrágico. Esse efeito acontece porque ele causa a contração dos vasos sanguíneos. Pesquisas demonstram que esta contração acontece pela presença de adrenalina nas folhas e a adrenalina é uma das responsáveis pela contração geral dos vasos sanguíneos, elevando a pressão arterial.

 

 

 

- Poejo (Mentha pulegium) - Pesquisas mostram que a planta causa a redução de nitritos e nitratos no sangue. Estas plantas estão ligadas com a síntese do Óxido Nítrico, que auxilia no controle da pressão arterial. Com menos óxido nítrico a pessoa acaba experimentando uma elevação da pressão arterial.

 

 

 

- Alecrim (Rosmarinus officinalis) - Pesquisas demonstram que os extratos da planta (chás, tinturas, extratos secos),controlam a hipertensão e evitam problemas cardiovasculares. Já o Óleo Essencial concentrado, causa elevação da pressão arterial. Todavia, pessoas sensíveis à planta podem sentir elevação da pressão mesmo com seus chás.

 

 

- Chá-verde (Camelia sinensis) - As catequinas presentes no chá verde podem reduzir em até 74% da ação de beta-bloqueadores, medicamentos utilizados para o controle da hipertensão pelo mecanismo de inibição da ação da adrenalina e da nor-adrenalina. No caso de a pessoa ser hipertensa e estiver fazendo uso deste tipo de medicamento, deve evitar o uso do chá-verde.

 

 

 

- Gengibre (Zingiber officinalis) - Apesar de popularmente ser considerado um chá que eleva a pressão arterial e muitas pessoas morrerem de medo de um chazinho de gengibre, esta ação se confirma apenas em pequenas doses. Em doses mais altas, ele pode fazer cair a pressão. Ou seja, um chazinho leve de gengibre pode, em pessoas mais sensíveis, causar alguma elevação da pressão arterial.

 

Agora que você já conhece as plantas ideais para elevar sua pressão, pode tomar cuidado nos casos de hipertensão, evitando cada uma delas, ou começar a usá-las quando sentir que a pressão baixou. Lembramos que é muito importante verificar a pressão ante de começar qualquer tratamento para ter certeza de que realmente ela está baixa, ou alta, podendo ter um controle seguro e eficiente do problema. Vamos tomar uma xícara de chá??

 

Um Grande Abraço!!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags