Saúde e atividade física... Uma relação fiel!
top of page

Saúde e atividade física... Uma relação fiel!

Toda máquina parada por muito tempo, se deteriora. Isso é um fato incontestável!!

Se você já teve a experiência de comprar um carro que ficou muito tempo parado na garagem, sabe do que eu estou falando. As borrachas ressecam, a pintura queima, as engrenagens endurecem, o óleo sedimenta e entope as mangueiras, o tanque de combustível sedimenta resíduos e prejudica a ignição, o radiador oxida, etc, etc, etc… Essa analogia nos dá uma perspectiva do que pode (e vai) acontecer com seu corpo se você deixá-lo parado ao longo da vida, sem atividade, sem movimento.

As articulações vão ser danificadas, o colesterol vai entupir as artérias, o fígado vai sofrer com a esteatose, a pressão arterial vai se descontrolar, a gordura abdominal vai se acumular, o infarto e o AVC vão chegar e assim por diante. Estar em movimento, praticando alguma atividade física é ESSENCIAL para a saúde!

Infelizmente o que vemos em nossa sociedade é que as pessoas cada vez mais levam vidas sedentárias. Horas e horas diante de telas de computador, sentados em cadeiras muitas vezes desconfortáveis, se alimentando de maneira incorreta, com baixo consumo de água, tudo isso embalado por um sono de má qualidade. Esse conjunto de maus hábitos são tão venenosos e lesivos ao organismo, que podemos dizer que eles são a causa da esmagadora maioria dos problemas com colesterol, com obesidade, diabetes, hipertensão e assim por diante… a lista é imensa. Quando falamos de atividade física, normalmente as pessoas já se veem numa academia, puxando pesos, fazendo abdominais, com um personal training ao lado. Mas, não é necessariamente disso que estamos falando.

Atividade física é qualquer movimento corporal produzido pela musculatura que resulte num gasto de energia acima do nível de repouso. Isso significa caminhar, andar de bicicleta, nadar, dançar, praticar algum esporte, etc. Agora, para que essa atividade tenha o efeito esperado sobre nossa saúde, ela precisa ser frequente, ou seja, pelo menos 3 vezes na semana; e precisa ser contínua, ou seja, pelo menos 30 minutos a cada vez. Os resultados disso estão descritos em centenas de pesquisas científicas realizadas no mundo inteiro, como as que colocamos abaixo: Uma pesquisa realizada pela UNESP de Rio Claro em 2002 demonstrou que a prática física por idosos reduz significativamente os índices de depressão e ansiedade. Isso se dá pelo aumento na produção de neurotransmissores causados pelo exercício. << https://bit.ly/2EuWWaZ >> Um estudo realizado pela UNIFESP em 2001 verificou que a longevidade das pessoas está diretamente ligada com a prática física. Quando observamos a população entre 69 e 79 anos, percebemos que o índice de mortes é muito menor em indivíduos que praticavam atividade física a partir dos 50 anos de idade. << https://bit.ly/2pCXW5r >> Um levantamento realizado pela USP em 2010, demonstrou que a prática regular de atividades físicas de lazer, reduz em aproximadamente 30% o risco de desenvolvimento da Hipertensão Arterial. Para um benefício mais específico nos hipertensos, recomenda-se a execução do exercício pelo menos três vezes por semana, por pelo menos 30 minutos, em intensidade leve a moderada. << https://bit.ly/2G4tKoE >> Diante dessas informações, não há o que negar. Atividade física é essencial para o bom funcionamento do corpo e para tanto evitar, quanto tratar a hipertensão arterial. É hora de mudar, de se levantar e de colocar o corpo em movimento.

Do contrário, vamos literalmente “enferrujar” e toda a estrutura vai se deteriorar.

Somos responsáveis por nossa saúde. Se adoecemos ou se vivemos bem, é uma escolha nossa! Pode parecer radical, mas o que você come é escolha sua. A água que você bebe, é uma escolha sua. A qualidade do seu sono, é uma escolha sua. E, com certeza, a prática física que você realiza também é uma escolha sua. Por isso, vamos fazer boas escolhas e criar uma realidade de saúde e felicidade para nós e para nossa família!


Um Grande Abraço!

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Logo APS horizontal.png
  • Facebook ícone social
  • Google+ ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social
bottom of page