Como as plantas medicinais podem ajudar a combater a prisão de ventre?
top of page

Como as plantas medicinais podem ajudar a combater a prisão de ventre?

A prisão de ventre é um problema extremamente comum, especialmente nas mulheres. Nelas, esse problema pode causar cólicas bem fortes, e um efeito conhecido como “barriga inchada”.


Mas, assim como nos homens, pode ter consequências bem graves como hemorroidas e fissuras anais, devido ao esforço que passa a ser necessário para evacuar.


Felizmente, a própria natureza traz algumas alternativas para tentar solucionar esse problema tão incômodo. Algumas plantas medicinais têm propriedades para combater a prisão de ventre, e ainda, ajudar a melhorar a saúde e a alimentação.


As soluções mais conhecidas




Uma delas é o abacaxi. Essa fruta, além de altamente nutritiva e refrescante, tem ótimos valores medicinais e ela é usada há séculos para tratar diversos problemas de digestão, além de condições respiratórias e diversas outras.


Para a prisão de ventre, essa fruta ajuda muito pelas suas propriedades digestivas. Sendo assim, ela pode absorver melhor os nutrientes e facilitar a digestão pesada. Com isso, ela contribui para a movimentação do intestino, especialmente em casos de pós-cirurgia abdominal. Curiosamente, o abacaxi também ajuda a combater a diarreia.




Outra planta comum que ajuda a combater a prisão de ventre é a beterraba. Essa planta é um dos alimentos mais nutritivos conhecidos, as substâncias da sua composição combatem problemas que vão desde a depressão, até a diabetes.


Para a prisão de ventre, a beterraba é rica em açúcares lentos e fibras, dois componentes muito importantes para a movimentação ideal do intestino.



As plantas medicinais no combate a prisão de ventre




A Losna é outra planta que tem grandes propriedades contra a prisão de ventre.


Originada na Europa, e conhecida por ajudar na produção da bebida absinto, suas folhas ajudam também em todo o processo digestivo.


Seu uso aumenta a produção de saliva, dos sucos, gástricos, pancreáticos e biliares, além de ajudar a promover a movimentação do intestino. Com o funcionamento ótimo de todo o sistema digestivo, também ajuda a combater a prisão de ventre.


É importante citar que em excesso a losna pode atacar o fígado, causando até mesmo danos neurológicos, por isso é importante utilizar sempre nas dosagens recomendadas, usando uma colher de sobremesa da planta picada para uma xícara de água, tomando duas xícaras ao dia.




A Sene, é um excelente laxante e estimulante intestinal, usada a séculos por essas propriedades.


Estudos realizados com suas folhas mostram excelentes resultados no funcionamento do intestino.


Já a Erva Doce, ou Anis, é uma planta que vem do Oriente Médio. Seu cultivo e uso medicinal, data de mais 1000 anos, principalmente pelos egípcios. Desde essa época, foram observados seus benefícios para a saúde do organismo, como regulador menstrual, tônico estomacal e outros.


Para o combate a prisão de ventre, um tônico composto por erva-doce, funcho, sabugueiro e sene, foi testado em pacientes com esse problema e a solução reduziu o trânsito estomacal deles de 42 horas para apenas 17.


Apesar das propriedades, e dos resultados, bem positivos é preciso um pequeno cuidado com a erva-doce. Ela não é recomendada, por exemplo, para pessoas com déficit de atenção e que possam sofrer de epilepsia.


Outras plantas como a canafístula e a mandacaru, também são muito eficientes no combate a prisão de ventre.


Por isso, para qualquer planta medicinal, assim como qualquer medicamento, ele precisa ser tomado na dose certa, pela pessoa certa. Então, apesar das plantas descritas serem ótimas soluções para o problema da prisão de ventre, pesquise bem para garantir que ela irá apenas fazer bem a você.


Para conhecer ainda mais sobre essas plantas, acesse o nosso guia: https://www.autordapropriasaude.com/plantas-descricao


Além disso confira a playlist de vídeos do YouTube sobre o assunto com algumas outras opções: https://www.youtube.com/watch?v=QypCvI-RaKg&list=PLrWXKwvX0nvOfMEWGqrTxxfkjfFQe28wh

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Logo APS horizontal.png
  • Facebook ícone social
  • Google+ ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social
bottom of page