De conhecidas a exóticas: compostos naturais agem diretamente nas funções cerebrais
top of page

De conhecidas a exóticas: compostos naturais agem diretamente nas funções cerebrais


Confira quais os principais produtos naturais para melhor funcionamento desse importante órgão do nosso organismo...


Seja para estudar, concentrar-se, prevenir doenças ou outros objetivos, estimular o cérebro é uma forma de extrair ao máximo o que esse órgão do nosso corpo tem a nos oferecer. E nenhum ‘combustível’ é mais estimulante que as plantas medicinais para nossa atividade cerebral, garantindo um órgão saudável e produtivo.


Conhecer os produtos naturais que contribuem nesse processo podem auxiliar em vários fatores – e, dessa forma, listamos as 6 melhores plantas medicinais estimulantes para o cérebro.


Acredite: algumas podem fazer parte da sua dieta e você nem sabia. Vamos lá?



1. Camomila (Chamomilla recutita) A camomila é muito utilizada em várias culturas. Extraída de pequenas flores margaridas, geralmente é utilizada para problemas intestinais e cólicas, mas pode contribuir como estimulante para o cérebro. Principalmente com sua ação preventiva, ela reduz danos que advém das isquemias cerebrais.


Fácil de encontrar e com efeito comprovado, é estimulante e neuroprotetor do seu cérebro.


2. Cardo Mariano (Silybum marianum) Também conhecido por Cardo Santo, Cardo de Nossa Senhora ou Cardo de Leite, é outra planta estimulante poderosa, pois seus estudos em laboratório mostraram a proteção das células cerebrais, principalmente em problemas degenerativos dos tecidos neurais.


Vem sendo recomendado por sua capacidade de multiplicar as células do cérebro e, consequentemente, um estimulante para tratar e prevenir patologias do gênero, como o Parkinson e o Alzheimer.


3. Salsa (Petroselinum crispum/Petroselinum sativum) Comum como tempero, também pode estimular no combate a doenças degenerativas, principalmente aquelas decorrentes da idade. Além disso, ao ser consumida de forma correta, contribui efetivamente contra os danos oxidativos do órgão. Segundo pesquisas, essa erva é uma das principais plantas medicinais quando o assunto é função neural.




4. Valeriana (Valeriana officinalis) Com ação direta no sistema nervoso central, determinados compostos da Valeriana podem contribuir efetivamente para a melhora em questões cognitivas, de memorização e no aprendizado - sendo mais uma das plantas medicinais estimulantes recomendadas para quem tem doenças degenerativas como o Alzheimer.


Isso porque esses compostos da planta inibem a enzima Acetil-colinesterase, sendo recomendadas para diversas pessoas como estimulante e não apenas potenciais portadores de patologias degenerativas neurais.


5. Noni (Morinda Citrifolia) Esse fruto não tão popular é utilizado como estimulante para o cérebro devido à redução da oxidação no órgão, a melhora da circulação sanguínea cerebral, além do controle da aceticolina, reduzindo a acetilcolinesterase, neurotransmissor de importantes funções no cérebro.


Ainda, contribui para problemas com perda de memória, reduz danos a cognitividade e, por fim, ajuda a diminuir a isquemia cerebral.



6. Quiabo (Morinda Citrifolia) As propriedades do quiabo já são amplamente conhecidas, mas poucos sabem o quão poderoso estimulante é. Para os fetos, contribui no desenvolvimento cerebral e tubo neural, aumentando ambos durante a gestão e sendo indispensável - pela presença do ácido fólico.


Em adultos seus efeitos também são contundentes: protege contra a morte de neurônios, em decorrência do tratamento que utiliza dexametasona, revertendo problemas cognitivos e capacitando o aprendizado e a memória.


Estimule seu cérebro!!


Conhecendo mais sobre as principais plantas medicinais para estimular seu cérebro, que tal saber ainda mais sobre o assunto, tornando-se uma verdadeira máquina de memória, atenção, raciocínio e inúmeras outras vantagens?


Acesse nosso canal do Youtube, e saiba mais sobre como melhorar a sua função cerebral: https://www.youtube.com/channel/UC2N2qKL2TApqR-eqlU1AECQ

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Logo APS horizontal.png
  • Facebook ícone social
  • Google+ ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social
bottom of page