Plantas que elevam a atividade do sistema imunológico
top of page

Plantas que elevam a atividade do sistema imunológico


Com a movimentada vida contemporânea, onde o ritmo nunca diminui, muitas pessoas acabam com o sistema imunológico prejudicado. Os motivos podem variar bastante, indo da má alimentação, à falta de um tempo adequado para o descanso. Seja como for, esta deficiência nas defesas do organismo favorece todo tipo de infecções e males. Nestas circunstâncias, ajuda muito recorrer às plantas que elevam a atividade do sistema imunológico.


Afinal, quem nunca se viu, por exemplo, vivendo uma fase da vida onde as gripes e resfriados eram frequentes? É para evitar estes quadros que recomendamos as plantas medicinais aqui reunidas. Algumas delas são bem conhecidas e podem ser encontrados facilmente em qualquer mercado ou feira.


É provável até mesmo que você já tenha alguns destes produtos na sua casa neste exato momento. Vamos conhecer mais sobre estes amigos da sua imunidade?


Conheça algumas plantas que elevam a atividade do sistema imunológico


• Unha-de-gato Este cipó possui uso milenar por parte da população ameríndia. Com mais de 50 espécies, sua função medicinal é reconhecido desde a década de 60. Muito embora tenha sido apenas em 1994 que foi registrada internacionalmente em virtude de suas propriedades benéficas. Chama-se unha-de-gato devido aos espinhos curvos e alongados que possui.

Com alta capacidade para inibir processos inflamatórios e alérgicos, a unha-de-gato pode aumentar em até 50% a atividade do sistema imunológico. Razão esta que a torna grande aliada no tratamento de doenças que afetam a imunidade. Em muitos países ela é utilizada inclusive como elemento complementar aos tratamentos medicamentosos de AIDS e câncer.



• Açafrão Muito conhecido pelo seu papel como corante alimentício na culinária oriental, este parente do gengibre possui efeito desintoxicante. Além disso, apresenta ação antiofídica, ou seja, pode inibir os efeitos causados pela peçonha de cobras. Ele protege especialmente o fígado, órgão que costuma ser mais afetado por estes venenos.


A curcumina, que dá a característica coloração do Açafrão-da-terra, é o princípio ativo que proporciona estes benefícios. Como estimulante do sistema imunológico ele pode até mesmo ajudar a combater certas condições de pele de origem bacteriana. Um exemplo são as lesões causadas pelo Estafilococos Aureus. Seu efeito é especialmente eficaz ao reduzir o desenvolvimento de bactérias e mostra-se bastante recomendável para quem possui deficiência imunológica.



Plantas comuns que melhoram o sistema imunológico


• Macela Esta erva brasileira muito encontrada no sul e sudeste do país é conhecida por suas propriedades calmantes. Além de ser comum para tratamentos do sistema gastrointestinal. Sabe-se também que esta é uma planta sem efeitos tóxicos no organismo, podendo ser consumida sem riscos. Pesquisas empreendidas nos Estados Unidos comprovaram que ela possui ação antiviral.


Chegando até mesmo a combater o desenvolvimento do vírus HIV. Em função disso, e de suas propriedades anti-inflamatórias, a Macela é mais um ingrediente natural que reforça a imunidade.




• Acerola Uma pequena frutinha, rica em vitamina C, e muito popular para o preparo de refrescos, doces, geleias e sorvetes. Como você pode imaginar é justamente a concentração de ácido ascórbico deste fruto que o transforma em aliado da imunidade. Não à toa a sua utilização para combater gripes e resfriados é bastante difundida e popular. Além de poderoso antioxidante e ingrediente de consumo seguro, a acerola melhora a absorção de Vitamina C no organismo.




• Alho Está aí um ingrediente que todo mundo possui dentro de casa. Pois saiba que não é só para temperar a sua comida que o alho serve. Além de fortalecer a digestão, o coração e controlar a pressão arterial, ele também intensifica a atividade do sistema imunológico. Esta planta chega até mesmo a inibir a agregação plaquetária.


Ou seja, ele ajuda a combater a coagulação do sangue, colaborando para evitar trombose, arteriosclerose e hipertensão arterial. Além disso, ele é antifúngico, antibacteriano e combate o vírus do herpes tipo 1.


É claro que além destas há ainda muitas outras plantas que elevam a atividade do sistema imunológico. Também devemos mencionar que os benefícios resumidos em cada tópico aqui não dão conta de tudo que estes produtos podem fazer.


Experimente visitar o nosso canal para conhecer cada planta melhor. Clique aqui para saber mais: https://www.youtube.com/channel/UC2N2qKL2TApqR-eqlU1AECQ

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Logo APS horizontal.png
  • Facebook ícone social
  • Google+ ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social
bottom of page