Infecções na bexiga: 4 receitas de chá que ajudam no tratamento
top of page

Infecções na bexiga: 4 receitas de chá que ajudam no tratamento



A infecção na bexiga é uma doença que atinge cerca de 30% das mulheres ao menos uma vez durante a vida. Um problema que em muitas pacientes pode ser recorrente, com sintomas que geram dor e desconforto, seja na hora de urinar como em demais momentos do cotidiano.


Ainda que a probabilidade seja menor, a infecção urinária também pode atingir homens.

Entre os sintomas desta doença está a ardência na hora de urinar, a falsa sensação de vontade de ir ao banheiro e até mesmo a presença de sangue na urina.


Existem alguns chás que podem auxiliar no tratamento de infecções na bexiga. Vamos conhecer melhor cada um deles!

A casca do cajueiro é uma parte da planta recomendada para o auxílio no tratamento das infecções urinárias. Isso porque ela tem propriedades que impedem a ação de inflamações, além de combater dores associadas à doença. A casca do cajueiro também é diurética e auxilia na limpeza da bexiga.


Como encontrar a casca de cajueiro é uma tarefa um pouco mais difícil, principalmente para as pessoas que não moram no litoral nordestino do Brasil, é possível comprar a casca processada para fazer chás em lojas de produtos naturais. O chá deve ser realizado com duas colheres de sopa da casca para um litro de água. Depois, basta deixar ferver por dez minutos e repousar por mais dez minutos para poder então coar e consumir o chá.


Uma segunda opção para diminuir os sintomas e ajudar no tratamento de infecções da bexiga é o açafrão. Apesar de ser utilizado também como um tempero para alimentos, o açafrão é uma planta que tem diversos efeitos medicinais. Entre eles, está sua ação anti-inflamatória e sua capacidade de reduzir o desenvolvimento de bactérias, propriedades de extrema importância para combater infecções urinárias.


Preparar o chá de açafrão é fácil: você pode fazer a infusão com a raiz ou, até mesmo, com o pó de açafrão, que é mais facilmente encontrado - também conhecido como cúrcuma. No entanto, é importante ter parcimônia, pois a planta não deve ser consumida em excesso para não apresentar efeitos colaterais.



A douradinha é uma planta utilizada, em sua grande parte, para o combate de infecções urinárias. As propriedades analgésicas dos galhos e das raízes da planta podem auxiliar no alívio dos sintomas da doença. Além disso, a douradinha também é antibactericida e anti-inflamatória, características que atuam no combate das infecções.


A folha da douradinha também pode ser utilizada para o preparo de chás no tratamento de infecções de bexiga. Isso porque as folhas da planta são altamente diuréticas, o que estimula o funcionamento normal da bexiga. Aliado com uma grande ingestão de líquidos, o chá de douradinha apresenta efeitos benéficos aos pacientes que sofrem da doença.


Para preparar o chá de douradinha, você pode fazer uma infusão das raízes, galhos e folhas. Após a fervura, basta coar e beber.


As propriedades do chapéu de couro também possibilitam um auxílio no tratamento de infecções da bexiga. Para começar, a planta é um diurético natural, mas também é anti-inflamatória e desintoxicante. Dessa forma, o chapéu de couro pode apresentar melhora em doenças como a cistite e litíase urinária.


A infusão para o preparo do chá de chapéu de couro deve ser feita com as folhas da planta. Após a água ferver, basta misturar as folhas e deixar em repouso por cerca de cinco minutos.


Depois, é só coar e beber.


Se você quer saber mais sobre as propriedades das plantas citadas, confira os vídeos no canal do Youtube do Autor da Própria Saúde. Acesse: https://www.youtube.com/autordapropriasaude.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Logo APS horizontal.png
  • Facebook ícone social
  • Google+ ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social
bottom of page