Doenças de Inverno: 6 plantas medicinais que combatem gripes e resfriados

Doenças de Inverno: 6 plantas medicinais que combatem gripes e resfriados

August 13, 2018

 

No inverno surgem as doenças que mais podem atrapalhar o nosso dia a dia: as gripes e resfriados. Elas causam extremo desconforto, dores pelo corpo, nariz congestionado e uma tosse que parece nunca passar. 

 

Há determinadas plantas que agem sobre os sintomas, ao mesmo tempo em que estimulam o sistema imunológico a se defender. Confira quais são as 6 mais importantes e como consumi-las de maneira que se possa aproveitar todos os benefícios que proporcionam.

 

 

 

 

 

 

1.Sabugueiro
De acordo uma pesquisa realizada na Noruega, a administração de Sambucol, um xarope feito a partir do sabugueiro, inibiu a reprodução dos vírus da gripe H1N1 no interior das células do organismo. O consumo do chá da planta é também muito benéfico para prevenir a gripe aviária e suína.

 

Essa planta é extremamente conhecida no Brasil e cresce em praticamente todas as regiões. Se você tem no seu quintal, há duas maneiras de consumo: através do chá ou xarope. Tome o cuidado de sempre ferver muito bem a planta antes de consumir, pois essa é a maneira mais segura de eliminar as substâncias tóxicas da superfície das folhas e tronco.

 

 

 

 

2. Capim cidreira
O capim cidreira já está na medicina popular brasileira há anos. Ele possui muita eficiência no combate às febres e dores no corpo, sintomas típicos da gripe. A melhor maneira de consumir a planta é através de tinturas ou o pó feito após a secagem das folhas. O chá também é uma ótima alternativa, mas não apresenta uma eficiência tão grande.

 

 

 

 

 

3. Melissa
Algumas pesquisas realizadas ao redor do mundo demonstram que a Melissa possui a propriedade mucolítica, ou seja, evita a produção de catarro pelo sistema respiratório. Sendo esse um dos problemas que mais atrapalha o nosso dia a dia devido ao desconforto causado pelo nariz congestionado. Tomar o chá da melissa pela manhã no lugar do café, ou até mesmo ao longo do dia é uma grande maneira de aproveitar seus benefícios. 

 

 

 

 

 

4. Limão
É um fruto muito popular para combater a gripe, febre, problemas respiratórios, dores de garganta e uma infinidade de outros sintomas. Apesar de ser popular pela suposta concentração de vitamina C, isso é mentira. Há outras plantas com concentrações muito mais altas, por exemplo, o Kiwi, que chega a ter o dobro.

 

Um dos métodos mais conhecidos e que surte mais efeitos positivos é o chá da fruta. Basta cortar ao meio, ou em quatro partes e ferver com casca e tudo. No final, esprema o limão no copo e beba. Em pouco tempo as complicações de doenças respiratórias desaparecem.

 

 

 

 

5. Acerola

Como já foi dito, há plantas com concentrações de vitamina C maiores que o limão, e a acerola é uma delas. O seu consumo é de grande ajuda no combate a gripes e resfriados, uma vez que aumenta a atividade do sistema imunológico, combatendo doenças virais. É muito comum consumi-la na forma de suco, e essa é justamente uma maneira muito eficiente de aproveitar todos os benefícios enquanto ingere uma bebida refrescante e saborosa.

 

 

 

 

 

 

6. Folha de mangueira
A manga é um fruto delicioso consumido em larga escala no mundo todo, mas é nas folhas que está o segredo da boa saúde durante o inverno. Nelas você encontra uma alta concentração de mangiferina, uma substância com propriedades antitérmicas e de estímulo ao sistema imunológico, prevenindo a contaminação pelo vírus da gripe. 

 

A melhor forma de consumo é através do extrato das folhas na forma de tintura, mas pode até mesmo ser ingerida como chá, respeitando a proporção de uma colher de planta triturada para cada xícara de água. 

 

Gostou desse artigo? Confira mais informações sobre todas essas plantas acessando o nosso canal. Lá nós contamos com playlists completas para auxiliá-lo a manter a boa saúde utilizando métodos naturais e cientificamente comprovados.

 

Clique aqui para saber mais: https://www.youtube.com/channel/UC2N2qKL2TApqR-eqlU1AECQ

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo