5 plantas medicinais que ajudam na limpeza do fígado
top of page

5 plantas medicinais que ajudam na limpeza do fígado

O fígado é um dos principais órgãos do ser humano e é responsável por desempenhar papéis indispensáveis em nosso organismo. Além de filtrar cerca de um litro de sangue por minuto, ele também trabalha a fim de eliminar toxinas e distribuir nutrientes essenciais para nossa saúde. No entanto, por razões variadas, muitas pessoas sofrem com algum tipo de doença hepática, as quais causam dores e incômodos.

Com o avançar da medicina, diversos tratamentos surgiram como uma alternativa de combate a essas doenças. Contudo, a natureza também pode proporcionar um vasto leque de plantas que auxiliam na limpeza desse órgão. Sendo assim, confira a seguir cinco plantas medicinais que ajudam na limpeza do fígado.

1. Alho

Rico em compostos sulfurosos, responsáveis pela ativação de enzimas no fígado, o alho não serve apenas para temperar nosso alimento, mas pode ser um grande aliado para a limpeza desse órgão. Não deixe de aproveitar os benefícios dessa planta e, de preferência, consuma-o cru para obter resultados melhores e mais eficientes.

2. Cardo mariano

Essa planta, além de possuir propriedades anti-inflamatórias, contribui para depurar o fígado e a vesícula biliar. Se consumido com regularidade, o cardo mariano, também conhecido como “guardião do fígado” em algumas culturas, elimina alguns resíduos prejudiciais à saúde. No entanto, é aconselhável que seu consumo não ultrapasse 250 mg por dia.

3. Hortelã

Todos conhecem as propriedades da hortelã. Porém, o que a maioria das pessoas não sabe é que essa planta estimula o fluxo biliar, relaxa as vias biliares e reduz o colesterol, ajudando a melhorar a capacidade de eliminar as toxinas nocivas ao nosso organismo. Por esses e outros motivos, a hortelã é, sem dúvidas, uma das plantas medicinais que ajudam na limpeza do fígado e que não poderiam ficar de fora dessa lista.

4. Açafrão

Quando o assunto é a limpeza do fígado, uma das plantas mais conhecidas e indicadas para esse serviço é, sem dúvida o açafrão. Como essa planta possui efeitos anti-inflamatórios, sua ação no fígado é extremamente eficaz, visto que uma grande parte das doenças relacionadas a esse órgão é causada por algum tipo de inflamação. Dessa forma, o açafrão pode ter grande utilidade nos tratamentos hepáticos, pois aumenta a produção da famosa bile que, por conseguinte, elimina as toxinas causadoras das inflamações.

5. Dente de leão

Por possuir vitaminas de vital importância para a manutenção da nossa saúde, como Ferro, Zinco e Potássio, o dente de leão é uma das plantas que figuram nessa lista. Essas propriedades também são capazes de facilitar o fluxo da bile do fígado até a vesícula biliar, além de proporcionar a estabilidade da saúde do fígado. É recomendável a utilização da raiz do dente de leão, pois esse órgão da planta auxilia na diminuição do excesso de água no tecido hepático e também das suas inflamações.

Gostou das dicas? Que tal conferir outro artigo no nosso site ou visitar nosso canal no Youtube? Lá você pode conferir uma série de vídeos explicando os benefícios de cada planta!

Acesse: youtube.com/autordapropriasaude

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Logo APS horizontal.png
  • Facebook ícone social
  • Google+ ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social
bottom of page