O PODER DAS CORES
top of page

O PODER DAS CORES


Saiba mais sobre a cromoterapia e descubra como ela pode te ajudar

A cromoterapia é um nicho terapêutico que busca, com o auxílio das cores, o equilíbrio físico e emocional das pessoas que a procuram. A palavra “khrôma” vem do grego e significa “cor”. A premissa da técnica é simples: utilizar o potencial energético presente em cada cor com intuito de gerar um efeito benéfico de acordo com a necessidade do paciente. A cromoterapia trabalha com o espectro das sete cores do arco-íris, ou seja, amarelo, laranja, vermelho, azul, índigo, verde, lilás e, algumas vezes, também o rosa. Cada uma delas atua sobre um centro de energia (conhecido pelas culturas orientais como chakras) ou órgãos do corpo humano, visto que a visão não é o único sentido que absorve a energia das cores, reequilibrando a área e desfazendo bloqueios energéticos que podem ter desencadeado doenças.


As cores e seus significados

Amarelo: estimula os processos mentais e o exercício da racionalidade. Está associada à inteligência e criatividade. Chakra: plexo solar. Órgãos relacionados: aparelho digestivo, baço, fígado e vesícula.


Laranja: é antidepressiva, ajuda a tratar questões emocionais. A cor da coragem, da restauração. Chakra: umbilical. Órgão relacionado: pâncreas.

Vermelho: representa a vitalidade e o estímulo. Bastante indicada para afastar o desânimo e a depressão. Deve-se ser usada com cautela, pois pode deixar as pessoas muito agitadas e levar a problemas como insônia. Chakra: sexual. Órgãos relacionados: aparelhos reprodutores.

Azul: inspira calma, paz e tranquilidade. Pode ser muito útil no combate ao estresse e ansiedade. Chakra: laríngeo. Órgão relacionado: glândula tireoide.

Índigo: atua no equilíbrio das energias e desperta a intuição. Chakra: frontal. Órgão relacionado: hipófise.

Lilás: a cor da espiritualidade. Ajuda a tratar desequilíbrios emocionais e ceticismo. Chakra: coronário. Órgão relacionado: glândula pineal ou epífise.


Verde: é calmante e traz equilíbrio. Melhora qualquer condição física. Chakra: cardíaco. Órgãos relacionados: glândula timo, coração.

Rosa: representa a cor do afeto, amor e união. Tem principio agregador. Ajuda na resolução de desequilíbrios de relações interpessoais.


Como funciona a aplicação?


Geralmente o tratamento é realizado com lâmpadas coloridas de 25 watts de potência aplicadas sobre uma distancia de 5 cm da pele, onde a luz atuará por cerca de 3 minutos na área afetada. As luzes também podem ser incorporadas em ambientes para realizar limpezas e harmonizações. Nesse caso, serão necessárias lâmpadas com maior watts para que o todo local seja iluminado com a cor.



Cromoterapia através da história


Registros históricos apontam que as cores têm sido utilizadas para o beneficio do ser humano desde o Egito antigo, onde eram captadas através dos raios solares. No século XVIII, o cientista alemão Johann Wolfgang von Goethe já realizava um estudo aprofundado sobre as cores e a maneira como elas nos afetaam. As culturas orientais sempre incluíram as cores em práticas esotéricas como o Feng Shui, por exemplo.


Apesar da orientação geral de que a cromoterapia pode ser realizada em casa, o melhor é procurar um especialista, no caso um cromoterapeuta, para conduzir as práticas. Nesse sentido, a garantia de obtenção de melhores resultados torna-se mais efetiva.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Logo APS horizontal.png
  • Facebook ícone social
  • Google+ ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social
bottom of page