AROMATERAPIA: A CURA ATRAVÉS DO OLFATO
A aromaterapia é um método terapêutico que se baseia na premissa de que os aromas podem estimular determinados estados mentais e auxiliar no tratamento de doenças por intermédio de óleos essenciais extraídos de plantas. A técnica mais utilizada para obtenção desses óleos é a destilação de arraste por vapor, também muito comum na fabricação de perfumes.
A ciência pode explicar esse fenômeno
O bulbo olfativo está diretamente ligado ao sistema límbico do cérebro, área onde são processadas nossas emoções, reações e mudanças de humor.
Essa é uma prática ancestral, realizada desde o Egito antigo onde os óleos essenciais, dentre as suas muitas utilidades, eram empregados em rituais religiosos e nos cuidados com a higiene e saúde.
A prática da aromaterapia é comumente realizada com o auxilio de difusores, que podem ser elétricos ou não. Os óleos essenciais são muitos concentrados, por isso nunca podem estar em contato direto com a pele a não ser que diluídos em um creme para massagem, por exemplo.
Os óleos essenciais podem se adquiridos em lojas de produtos naturais, farmácias e pela internet em sites especializados.
Assim, não há desculpas para que se use tratamentos naturais e complementares no cuidado com sua saúde
Listamos abaixo cinco aromas e suas principais propriedades terapêuticas:
Eucalipto: o óleo essencial de eucalipto pode ser extraído das folhas ou cascas do tronco da arvore. É muito eficiente no combate as doenças respiratórias, além de ajudar o paciente a obter uma melhor capacidade de concentração.
Tangerina: o óleo essencial de aroma cítrico pode ser retirado da própria fruta e é muito útil no tratamento contra stress, ansiedade, anorexia e infecções dermatológicas.
Camomila: tem efeito calmante e pode ajudar no combate a infecções urinárias.
Rosa: ajuda a melhorar a circulação e problemas no coração
Jasmin: reduz a tensão e o stress, estimula a libido, combate vícios.