AROMATERAPIA: A CURA ATRAVÉS DO OLFATO

AROMATERAPIA: A CURA ATRAVÉS DO OLFATO

September 29, 2017

 

A aromaterapia é um método terapêutico que se baseia na premissa de que os aromas podem estimular determinados estados mentais e auxiliar no tratamento de doenças por intermédio de óleos essenciais extraídos de plantas. A técnica mais utilizada para obtenção desses óleos é a destilação de arraste por vapor, também muito comum na fabricação de perfumes.

  A ciência pode explicar esse fenômeno

 O bulbo olfativo está diretamente ligado ao sistema límbico do cérebro, área onde são processadas nossas emoções, reações e mudanças de humor.

  Essa é uma prática ancestral, realizada desde o Egito antigo onde os óleos essenciais, dentre as suas muitas utilidades, eram empregados em rituais religiosos e nos cuidados com a higiene e saúde.

  A prática da aromaterapia é comumente realizada com o auxilio de difusores, que podem ser elétricos ou não. Os óleos essenciais são muitos concentrados, por isso nunca podem estar em contato direto com a pele a não ser que diluídos em um creme para massagem, por exemplo.

Os óleos essenciais podem se adquiridos em lojas de produtos naturais, farmácias e pela internet em sites especializados.

Assim, não há desculpas para que se use tratamentos naturais e complementares no cuidado com sua saúde

 Listamos abaixo cinco aromas e suas principais propriedades terapêuticas:

 

 

 

Eucalipto: o óleo essencial de eucalipto pode ser extraído das folhas ou cascas do tronco da arvore. É muito eficiente no combate as doenças respiratórias, além de ajudar o paciente a obter uma melhor capacidade de concentração.

 

 

 

 

Tangerina: o óleo essencial de aroma cítrico pode ser retirado da própria fruta e é muito útil no tratamento contra stress, ansiedade, anorexia e infecções dermatológicas.

 

 

 

Camomila: tem efeito calmante e pode ajudar no combate a infecções urinárias.

 

 

 

Rosa: ajuda a melhorar a circulação e problemas no coração

 

 

 

Jasmin: reduz a tensão e o stress, estimula a libido, combate vícios.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo