3 alimentos funcionais para a saúde do coração

3 alimentos funcionais para a saúde do coração

September 21, 2017

 

    Segundo o Ministério da Saúde, alimentos funcionais são aqueles que trazem em sua composição química elementos benéficos à saúde para além das suas propriedades nutricionais, ou seja, substâncias que podem auxiliar na prevenção de doenças crônicas e contribuir para o bom funcionamento do organismo. Isso permite com que cada indivíduo adapte sua dieta de acordo com suas necessidades, consumindo alimentos e produtos alimentícios que melhor atendam a sua condição.

    A percepção de que os alimentos possuem propriedades medicinais e terapêuticas não é de hoje. Em muitas culturas orientais, a ingestão de hortaliças, frutas e outros vegetais tem sido utilizada como forma de combater e prevenir doenças há tempos. O filosofo grego Hipocrates já dizia, há 2.500 anos atrás: “ Faça do seu alimento seu medicamento”. Não existe prova mais incontestável que essa para ratificar que este se trata de um conhecimento antigo da humanidade.

 

Os alimentos funcionais podem contribuir com a saúde em vários aspectos, abaixo preparamos uma seleção de alguns deles, em especial os que podem ser grandes aliados da saúde do coração:

 

 

 Soja e derivados

A soja e seus derivados são ricos em estanol e esteróis, substâncias bioativas que podem reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

 

 

Alho e cebola

Alho e cebola são alimentos ricos em , antioxidante muito útil no combate à hipertensão.

 

 

Frutas cítricas, pimentão e tomate

Frutas cítricas, pimentão e tomate tem grande concentração de , isto é, pigmentos vegetais com propriedades vasodilatadoras.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags