7 plantas que podem ajudar a combater problemas digestivos
Problemas digestivos trazem bastante incômodo. Suas causas podem estar ligadas a muitos fatores que podem incluir hábitos alimentares, desequilíbrios emocionais, consumo excessivo de álcool, tabagismo ou a uma disfunção no organismo. Dentre as muitas doenças ligadas ao aparelho estomacal, as que mais levam as pessoas a procurar ajuda médica são a dispepsia e a hipocloridria.
A dispepsia, também conhecida como indigestão, se trata do desconforto no epigástrio, localizado na parte superior do abdômen. Esse desconforto pode ser caracterizado por uma sensação de inchaço acompanhada de enjoo e dor, ocorrendo antes ou de depois de uma refeição. Já a hipocloridria é o nome que se dá a baixa quantidade ácido clorídrico no estômago, imprescindível para a diluição dos alimentos. A ausência dessa substância pode implicar em sintomas como dores de cabeça, prisão de ventre e empachamento.
A natureza apresenta plantas que podem aliviar os sintomas e auxiliar no tratamento desses casos. Confira nossa seleção abaixo:
1-Erva baleeira
Fonte: Google Images.
A erva baleeira pode prevenir ulceras gástricas e tem a capacidade regenerar a mucosa estomacal.
2-Boldo
Fonte: Google Images.
O chá feito a frio das folhas do boldo pode ser muito útil no alivio de cólicas intestinais, pois tem propriedades reguladoras dos movimentos peristálticos.
3-Losna
Fonte: Google Images.
As folhas da losna podem ajudar a limpar o estômago e regularizar seu funcionamento
4-Alumã
Fonte: Google Images.
A folha de alumã estimula a produção de suco gástrico e contribui para uma boa digestão
5-Carqueja
Fonte: Google Images.
A carqueija tem propriedades medicinais muito semelhantes a alumã e é muito eficiente no combate a azia e gastrite.
6-Batata doce
Fonte: Google Images.
O suco da batata doce crua tem excelente resultado na prevenção e tratamento de problemas estomacais. Por conta de seu alto potencial alcalinizante de tratar ulceras e gastrite
7-Saião
Fonte: Google Images.
O suco das folhas do saião tem ação anti-inflamatória e cicatrizante para lesões estomacais, mas atenção: a planta não deve ser consumida por pessoas diagnosticadas com hipotireoidismo.